A Aura Humana
Por Barbara Ann Brennan


O Campo da Energia Humana é a manifestação da energia universal intimamente envolvida na vida humana. Pode ser descrito como um corpo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra, emite sua radiação característica própria e é habitualmente denominado “aura”. A aura não é um corpo, é a manifestação energética de um determinado corpo. Aura não é, a aura está, ou seja, como iremos observar a frente, uma pessoa não tem uma aura azul, a aura está azul naquele determinado momento, pois o azul é a manifestação energética do que a pessoa está sentindo/pensando naquele momento.

“Tenho observado sete camadas no correr do meu trabalho como conselheira e curadora. A princípio, eu só conseguia ver as camadas inferiores, mais densas e mais fáceis de ver. Quanto mais eu trabalhava, tanto maior era o número de camadas que percebia. Quanto mais elevada a camada, tanto mais dilatada tinha de ser a minha consciência para distingui-la. Ou seja, a fim de perceber as camadas mais altas, como a quinta, a sexta e a sétima, eu precisava entrar num estado de meditação, geralmente com os olhos fechados. Após anos de prática, comecei até a ver além da sétima camada”.

O corpo emocional se estende além do corpo etérico e incluí tanto o corpo etérico como o corpo físico. Na realidade, cada corpo não é uma “camada”, embora seja isso o que podemos perceber. É, antes, uma versão mais dilatada do nosso eu, que carrega dentro em si as outras formas, mais limitadas.

Do ponto de vista do cientista, cada camada pode ser considerada um nível de vibrações mais elevadas, que ocupa o mesmo espaço dos níveis de vibração inferiores e se estende além deles. Visando perceber cada nível consecutivo, o observador terá de mover-se com a consciência para cada novo nível de frequência. Temos, assim, sete corpos que ocupam todos o mesmo espaço ao mesmo tempo, cada qual se estendendo para fora além do último, coisa a que não estamos acostumados na vida “normal” de todos os dias.



Muitas pessoas presumem erroneamente que a aura se parece com uma cebola, da qual se descascam camadas sucessivas. Não é assim. As camadas estruturadas contêm todas as formas que o corpo físico possui, incluindo os órgãos internos, os vasos sanguíneos, etc, e formas adicionais, que o corpo físico não contém. Um fluxo vertical de energia pulsa para cima e para baixo do campo da medula espinhal. Estende-se para fora, além do corpo físico, acima da cabeça e abaixo do cóccix. Chamo-lhe corrente principal de força vertical. Existem no campo vórtices turbilhonantes, em forma de cones, chamados chakras. Suas pontas apontam para a corrente principal de força vertical, e suas extremidades abertas se estendem para a borda de cada camada do campo em que estão localizados. 




Cada camada parece diferente das outras e exerce sua função particular. Cada camada da aura está associada a um chakra, a saber: a primeira camada se associa ao primeiro chakra, a segunda ao segundo chakra, e assim por diante. Estes conceitos, gerais, tornar-se-ão muito mais complicados à proporção que nos aprofundarmos no assunto. Limitar-nos-emos, por ora, a enumerá-los para dar ao leitor uma visão global. A primeira camada do campo e o primeiro chakra estão ligados ao funcionamento físico e à sensação física — a sensação da dor ou do prazer físicos. A primeira camada está ligada ao funcionamento automático e autônomo do corpo. A segunda camada e o segundo chakra, em geral, se associam ao aspecto emocional dos seres humanos. São os veículos através dos quais temos nossa vida emocional e nossos sentimentos. A terceira camada liga-se à nossa vida mental, à reflexão linear. O terceiro chakra está unido à reflexão linear. O quarto nível, associado ao chakra do coração, é o veículo através do qual amamos, não somente os companheiros, mas também a humanidade em geral. O quarto chakra é o chakra que metaboliza a energia do amor. O quinto é o nível associado a uma vontade mais alta, mais ligada à vontade divina. O quinto chakra se associa ao poder da palavra, criando coisas pela palavra, prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos atos. O sexto nível e o sexto chakra estão vinculados ao amor celestial, um amor que se estende além do âmbito humano do amor e abrange toda a vida.
Proclama o zelo e o apoio da proteção e do nutrimento de toda a vida. Considera todas as formas de vida preciosas manifestações de Deus. A sétima camada e o sétimo chakra estão vinculados à mente mais elevada, ao saber e à integração da nossa constituição espiritual e física. Existem, por conseguinte, localizações específicas, no interior do nosso sistema de energia, para as sensações, as emoções, os pensamentos, as lembranças e para outras experiências não-físicas que costumamos confiar aos nossos médicos e terapeutas. 

"Se compreendermos o modo com que nossos sintomas físicos se relacionam com essas localizações, ser-nos-á mais fácil compreender a natureza das diferentes enfermidades e também a natureza da saúde e da doença. Dessa forma, o estudo da aura pode ser uma ponte entre a medicina tradicional e nossas preocupações psicológicas."


A figura A mostra a aura normal de um homem. 

Quando ela canta (gigura B)...


... sua aura se expande e ilumina. Lampejos brilhantes, semelhantes a relâmpagos, e centelhas de coloração azul-violeta iridescente começam a partir logo após o movimento de inalação, antes que ele encete cada novo verso. À proporção que o público se torna mais atento, a aura geral se expande. Grandes arcos de luz se estendem do cantor para o público, e as duas auras se ligam. Formas mútuas principiam a ser construídas, à medida que fluem sentimentos entre o artista e o público. Essas formas de consciência de energia relacionam-se, na estrutura e na cor, com os pensamentos e sentimentos mútuos do grupo e com a música que está sendo criada. Terminado o canto, as formas são desligadas e quebradas pelos aplausos, que atuam como um apagador, que limpa o campo para a criação seguinte. Tanto o artista quanto o público são ativados pela absorção da energia criada pela música.

Parte da energia será interiorizada para romper obstruções mantidas no corpo, e parte será utilizada na criação seguinte. Quando outra pessoa discorre sobre o seu tema favorito, sua aura se expande e torna-se amarelo-ouro com centelhas auriargênteas ou azuis iridescentes, quais se veem na figura C...


... ocorre o mesmo fenômeno do orador e seu público, desta com ênfase dirigida às energias mentais, que se apresentam com a cor amarelo-ouro. Após a palestra, sua aura continua ampliada por algum tempo, visto que ele exulta com o trabalho feito. Registrou-se um intercâmbio de consciência da energia. Parte do público vibra, agora, mais no seu nível. 

A figura D...

... mostra a aura de um homem que fala com paixão sobre educação. Os que o ouvem pegarão provavelmente um pouco da sua cor, entre castanho e cor-de-rosa. Isso ocorre por um processo de elevação das próprias vibrações ao seu nível através da indução harmoniosa. Fulge o amor como suave e bela rosa na aura e, às vezes, também campeia laivos de ouro. Os sentimentos espirituais têm uma série de cores: azul para o que fala a verdade, púrpura para a espiritualidade e ouro argênteo para a pureza.

As pessoas, às vezes, irradiam cores semelhantes às que gostariam de ostentar. A figura E...



... mostra uma mulher depois de dirigir uma aula de energética do núcleo (aula de exercício físico concentrada em exteriorizar sentimentos que ajudem os alunos a compreender sua psicodinâmíca). O verde, que ela usa amiúde, está associado à saúde física e à cura. Em outro exemplo, na figura F...



... um homem irradia com freqüência a cor lilás, que corresponde a uma das suas camisas favoritas. Essa cor parece corresponder nele a sentimentos de amor e à suavidade. A figura G...


... mostra uma mulher que medita para aumentar a energia em seu campo, estadeando muitas cores, algumas das quais lhe escorrem pela testa em movimento fluido. Seu centro da vontade, entre as omoplatas, é visível em parte. Quando uma mulher engravida, seu corpo se expande e brilha muito mais. A figura H...


... mostra uma mulher grávida de uma menina no sexto mês de gestação. A futura mãe exibe lindas bolas macias, azuis, cor-de-rosa, amarelas e verdes, que rolam umas sobre as outras pelos ombros abaixo. Estes são apenas  alguns exemplos de como o campo da energia humana está inerentemente ligado a tudo o que vemos ocorrendo num nível puramente físico e psicológico.

A Raiva e Outras Emoções Negativas

O vermelho sempre esteve associado à raiva. Um dia, entretanto, meu filho de 11 anos de idade, muito feliz e enérgico, brincava cheio de alegria, quando me pareceu a figura A...


... em que jorros brilhantes, vermelhos e alaranjados, se irradiavam da sua cabeça. E a qualidade da cor vermelha que denota a raiva. O vermelho-laranja brilhante não é raiva; relaciona-se com a força vital vibrante. A reação madura da mulher no curso de gritos primários está retratada na figura B...

... ela experimenta grande número de sentimentos ao mesmo tempo, o que explica a grande quantidade de cores de alta intensidade, que se traduz na aura pelo brilho e pelos vigorosos raios que o corpo emite em linhas retas.

Uma pessoa zangada apresenta uma cor vermelho-escura. Quando a zanga se manifesta, desprende-se da pessoa em forma de jatos de luz feito relâmpagos ou  centelhas redondas, que se alongam do corpo, como mostra a figura C. Vi tudo isso muitas e muitas vezes em grupos e sessões.


Em compensação, na figura D...
... temos um exemplo em que a pessoa não liberou a raiva nem a dor. Assim que o ponto vermelho emergiu da área da garganta, movimentou-se lentamente para fora. Um momento depois, o líder do grupo dirigiu-lhe um comentário que me pareceu capaz de magoar. Nesse instante a mancha vermelha recuou depressa, movendo-se na direção do seu corpo, e entrou na área do coração. Quando lhe atingiu o coração, ela se pôs a chorar. O choro não era do tipo catártico, senão do tipo: “pobre de mim, que sou a vitima”. Minha interpretação do acontecimento foi que ela apunhalou o próprio coração com a sua raiva.

O medo, por outro lado, assume na aura uma aparência espinhosa, cinzento esbranquiçada, como em “branco de medo”. Tem o aspecto desagradável e um cheiro repulsivo. A inveja parece escura, de um verde sujo e pegajoso, como em “verde de inveja”. A tristeza é cor de cinza, escura e pesada, como nas histórias em quadrinhos de pessoas que têm nuvens torvas sobre a cabeça. A frustração e a irritabilidade assumem provavelmente tons avermelhados escuros (vermelho de raiva), mas são sobretudo aparentes por suas vibrações irregulares, que batem de encontro ao campo da energia de outra pessoa, provocando sensações muito desagradáveis. Nossos amigos costumam reagir a essa interferência tentando elidir uma expressão direta de sentimentos negativos, muito mais agradáveis de se contatarem. Alguém perguntará, por exemplo: “Você está zangado?” E o outro deixará escapar, exacerbado: “Não!” Dessa maneira, libera-se um pouco dessa interferência aborrecida.

Efeito das Drogas sobre a Aura

Drogas como o LSD, a maconha, a cocaína e o álcool prejudicam as cores brilhantes e saudáveis da aura e criam o “muco etérico”, exatamente como faz a doença. A figura E...


... mostra o efeito da inalação de cocaína sobre a aura da pessoa. Todas as vezes que ela cheirava cocaína no sábado à noite, na sessão das tardes de terça-feira apresentava uma porção de muco etérico cinzento, pegajoso, no lado direito do rosto e da cabeça, ao passo que o lado esquerdo continuava relativamente claro. Perguntei-lhe se usava mais uma narina do que a outra; ela achava que não. Minhas repetidas confrontações — eu poderia dizer todas as vezes que ela o fazia — e uma descrição vivida do seu “muco etérico” ajudaram-na a suspender o hábito.

A figura F...

... mostra a aura de um homem que fez muitas viagens de LSD e ingeriu muito álcool. A aura é de um marrom esverdeado sujo. A mancha verde suja, que se movia lentamente para baixo e não era liberada, correlacionava-se com os seus sentimentos mistos, não-diferenciados e contidos, de raiva, inveja e dor. Se ele tivesse sido capaz de separar os sentimentos, compreender-lhes a essência, expressá-los e liberá-los, tenho a certeza de que a mancha se teria separado, em matizes mais brilhantes e mais claros, das cores correspondentes — vermelho, verde e cinza — e, em seguida, se afastado. Em virtude, porém, da quantidade de contaminação escura do campo, esse homem tem de levar a efeito uma limpeza enérgica e profunda a fim de remover o muco etérico antes de poder elevar seu nível de energia a uma altura bastante para clarear e mover seus sentimentos.

Um Peso “Aparente” na Aura


A figura G...

Homem que sempre manteve a cabeça num ângulo determinado
... mostra um homem que também se entregara, durante anos, ao consumo de drogas, como o LSD e a maconha, com a resultante aura verde suja. O resíduo das experiências aparece no canto superior direito. A impressão de peso provém do fato de que ele sempre mantinha a cabeça num ângulo que parecia equilibrar a forma, a qual permanecia na mesma posição semana após semana.
Quando lhe mostrei, ele pôde vê-la (usou um espelho).Para afastar a forma, teria também (além do que já foi mencionado) de renunciar às drogas e limpar o seu campo. Além do trabalho com o corpo, recomendei-lhe jejum e uma dieta de limpeza. Ele poderia então aumentar a força do campo de energia e dissipar o resíduo acumulado.

Na Figura H...

... vamos encontrar uma exibição interessante de peso “aparente” associado à consistência mucosa. A mulher havia sido uma “moça boazinha” durante anos para, afinal, chegar à rebeldia. Deixou de ser “boazinha” e ficou muito zangada durante a sessão. Derrubou as cadeiras da sala e tripudiou sobre a caixa de lenços de papel, fazendo-a em pedaços. Saiu da sessão sentindo-se liberada. Na semana seguinte, entretanto, encolheu-se e retratou-se, chegando ao consultório com uma dor de cabeça terrível. Fazia movimentos cautelosos e mantinha os ombros próximos das orelhas. Nesse ponto, reparei numa grande “bolha” de muco no cocuruto da sua cabeça. Aparentemente, o muco havia sido liberado na sessão anterior e ali se acumulara. (O fenômeno da liberação da toxina pelo trabalho bioenergético é bem conhecido. Um vigoroso fluxo de energia solta as toxinas retidas nos tecidos. Algumas pessoas ficam “doentes” depois de um trabalho vigoroso. Essa doença chama-se “Flukey FIu”.) Minha cliente já deixara de ser “rebelde”, e exibia um comportamento um tanto masoquista de autopunição. Sugeri que iniciasse a sessão com movimentos físicos. Pedi-lhe que se dobrasse para a frente, numa espécie de movimento desgastante com a metade superior do corpo. Quando ela o fez, a bola de muco lhe saltou da cabeça, caindo a uns dois pés e meio (76,14 cm) de distância à sua frente. Ela principiou a inclinar-se, como impelida por um grande peso (Figura 11-2H). Mas recobrou o equilíbrio e, então, o muco pulou  de volta para a cabeça, como se um elástico o puxasse. Ela quase caiu de costas. E como se mostrasse temerosa de repetir o movimento, realizamos muito trabalho com o corpo de modo que ela tomasse consciência das pernas, assim como dos pés, bem plantados no chão, e se sentisse ligada à terra que a sustentava. A esse processo dá se o nome de aterramento. No fim da sessão, o muco se lhe distribuíra, como uma camada fina, em torno do corpo. A dor de cabeça desaparecera. Foram precisas várias semanas de trabalho para livrar seu corpo de toda a camada de muco.


                                            

Acoplamento Aúrico
Por Luiz Antônio Brasil

As auras interagem umas com as outras, de pessoa a pessoa, formando o chamado acoplamento áurico. Acoplar significa ligar, juntar. Os acoplamentos se dividem em duas categorias: simpáticos e antipáticos.

Acoplamentos Simpáticos - Casal de apaixonados; aplicação de passes energéticos; gestante e o feto; médium e mentor; médium de incorporação e a entidade comunicante, e tantas outras modalidades.

Acoplamentos Antipáticos - Casal desapaixonado; proximidade de pessoa invejosa; proximidade de pessoa sem objetividade na vida e que apenas causa embaraços aos que alguma coisa realizam; proximidade de pessoa intimamente devassa e inescrupulosa; obsidiado e obsessor; pessoas amotinadas, ou uma multidão enfurecida.

Acoplamentos em Multidões - Onde houver multidão deve-se tomar muito cuidado, pois sempre ocorrerão acoplamentos áuricos. Ao sensitivo torna-se especialmente perigoso permanecer junto de uma multidão desmotivada espiritualmente.

Acoplamentos em Templos - Nos rituais religiosos há formação de correntes energéticas. Principalmente quando no cerimonial há acompanhamento de cânticos. Nessa circunstância todos os presentes, envolvidos pelas melodias, entrarão numa espécie de transe em que estarão sintonizados num só fluxo e ritmo de energia. O acoplamento que ali ocorre envolve coletivamente todos os participantes. Exemplos: Igrejas Pentecostais; Movimento Carismático da igreja Católica; Terreiros de Umbanda e Candomblé.

Acoplamentos em Trabalhos de Energia - Quando todos os integrantes de uma equipe assistencial, seja de que  modalidade for, sentados em grupo, ou próximos uns dos outros, mantém atitude de concentração e respeito ao que fazem, suas auras interligam-se formando o que é chamado popularmente de corrente energética.



Evidencia-se que, para que nessa corrente refulja a harmonia, necessário será o sentimento de simpatia entre todos. Se um só dos integrantes, por inadequação ao grupo, estiver movido de sentimento contrário, haverá impedimento para se completar o acoplamento simpático. Qualquer pensamento duvidoso gerará um turbilhão de negatividade em todo o conjunto. Razão porque um grupo só passa a trabalhar quando todos os integrantes se equilibram em respeito espontâneo entre si. 


A - Pessoa comum ou pouco espiritualizada, 10 centímetros além da superfície do corpo Físico.

B - Pessoa espiritualizada, 50 centímetros, podendo ser percebidas várias camadas de diferentes intensidades. Um sensitivo treinado, ao aproximar sua mão espalmada do corpo de uma pessoa em tratamento, notará as diferentes camadas áuricas. Inclusive notará uma delicada resistência, como se fosse um acolchoado de camada de ar.

C - Nas pessoas espiritualmente evoluídas, nos mensageiros espirituais e mentores dirigentes, suas respectivas auras espalham-se por alguns metros além de seus corpos. Por isso, quando vistos pelos clarividentes, apresentam-se envoltos em radiante luminosidade.

D - Nos Seres Crísticos suas auras envolvem todo um planeta e seus satélites.

E - Ao nível dos Arcangélicos Criadores, aqueles seres compositores de mundos, a emanação áurica proveniente deles permeia todo um sistema planetário.

F - E, do indescritível Ser Supremo, sua divina emanação sustem todos os universos, imagináveis e inimagináveis. Isto é, o campo de Sua Aura é inconcebível à mente humana. É o eterno Onipresente.



Tipo 1 - Consciência física voltada para a malícia ou para a revolta. Há uma verdadeira tempestade ocorrendo na psicosfera dessa pessoa, que se sobrecarrega de energias envenenadas.

Tipo 2 - Consciência física voltada para as questões meramente materiais. Embora mais calma que a descrita no tipo 1, entretanto, continua uma aura densa e sufocante.

Tipo 3 - Consciência física pensando nas questões espiritualizantes. A aura se apresenta menos rígida. São as emanações de pensamentos construtivos.

Tipo 4 - Consciência física ligando-se à espiritualidade superior. A aura, embora muito radiante, se torna como uma névoa esvoaçante, de tão leve. Tende a elevar-se em determinados pontos, atraída por nobres inspirações que lhe chegam.

Tipo 5 - Consciência fora do físico, em êxtase. Ligada aos planos da Criação, situados além do plano Mental inferior. Ainda mais leve e de suave coloração azul-rosa, passa a ser envolvida por emanações vindas de planos superiores. Essas emanações se tornam perceptíveis na forma de emoções. Um delicioso e lânguido envolvimento. Uma alegria interior, quase que indescritível.

Não irei adentrar no significado das cores da aura, acredito que o material apresentado é suficiente para uma introdução saudável ao treino do Iniciação ao Hermetismo, pois a clariviência é tratada na prática somente em Graus elevados. De qualquer forma, se o leitor estiver muito curioso, além das referências deste artigo recomendo o livro Auras Humanas de Collete Tiret e o livro Leitura de Auras e Tratamentos Essênios de Anne Meurois-Givaudan quais contém extensos experimentos e observações sobre as cores manifestadas na aura humana, as consequências psicológicas e físicas destas manifestações, tratamentos, técnicas, etc.


Referências:

Livro Mão de Luz de Barbara Ann Brennan.
http://espiritualismo.info/aura1.html <acesso 07/08/2017>


Nenhum comentário:

Postar um comentário