Questões e Comentários sobre o Plano Mental

1. O que é a vontade?

A vontade é um atributo fundamental do espírito e um aspecto do elemento  Fogo. Em termos de qualidade, a vontade expressa-se no conteúdo ou no objetivo do desejo. A maioria de nós simplesmente se esforçam e desejam atingir algo, mas nós não possuímos o poder certo para manifestar esse desejo. É por isso que continuamos desejando. O poder da vontade é a quantidade de vontade canalizada pela qual alcançamos algo, produzimos, realizamos e mantemos a chama acessa daquilo que pretendemos alcançar, e o que desejamos.

2. O que é a crença?

Crença é uma qualidade. Em geral, é fundamentada em uma crença particular, seja na existência de Deus ou em outra coisa. A crença manifestada é um poder que se expressa numa absoluta e inquebrável convicção que o que acreditamos se tornará positivamente realidade. Como um poder, crer é um complemento. É o órgão que nutre a parte impulsiva da vontade. A manifestação da crença é o aspecto mais elevado do princípio do Akasha.

3. Aspectos do intelecto e da inteligência, memória e discernimento. A habilidade de identificar e diferenciar?

Intelecto ou inteligência é um atributo fundamental do espírito eterno. No plano mental é um aspecto do elemento universal Ar. Inteligência ou intelecto podem ser mensurados, portanto quantificados através do que compreendemos, reconhecemos, diferenciamos, julgamos e de tudo o que recordamos.
A característica do entendimento e da inteligência, é a substância (conteúdo) na qual faz intelecto funcionar. Geralmente, possui sua base física no peito, onde o elemento Ar é localizado e onde trabalha. De acordo com a filosofia indiana, no corpo astral a base do intelecto e onde ele trabalha em conjunto com a Vontade é na cabeça, entre as sobrancelhas. A memória é um aspecto do intelecto, sua característica é a substância (pensamentos, eventos, imagens, impressões, percepções, etc) que jorram de suas reservas.

4. O que são os sentimentos, a vida e amor?

Os sentimentos, a vida e o amor são todos aspectos do elemento da Água como um atributo fundamental do espírito eterno no plano mental. O sentimento é uma qualidade que se expressa em sentimentos agradáveis, desagradáveis, feios, puros e muitos outros. Sua quantidade/abundância, por exemplo, é o agregado de sentimentos normais que são controlados pela vontade, ou apaixonados, descontrolados, intensos ou muito fracos. Ele se expressa em todos os planos, dependendo do conteúdo e do poder.

A vida é o resultado do trabalho dos elementos como um ímã tetrapolar em todos os planos. A vida qualitativa reflete em um ser humano através da radiação polarizada dos atributos elementares. A vida qualitativa expressa-se temporariamente (em particular, com o passar do tempo):

A) no tempo e no espaço do plano do material,
B) no espaço do plano astral, e
C) na eternidade, sem tempo e espaço, no plano mental.

A vida se expressa em qualquer tipo de atividade ou movimento que possa ser medido. O amor é uma lei universal. Para ser reconhecido por Suas criações, Deus se dividiu em Seu mais alto nível de amor em um aspecto positivo e um negativo. Isso significa que Ele dividiu tudo que foi criado em ativo e passivo, positivo e negativo, através do qual uma legalidade absoluta e inalterável surgiu.

O amor é uma quantidade, porque pode ser medido. Através do amor, expressamos nosso relacionamento positivo por tudo o que gostamos e amamos. O verdadeiro amor deve ser controlado pela vontade. As paixões podem originar-se de um amor incontrolável, que significa um amor apaixonado, por exemplo, amor sexual, que se origina de um amor sensual e ardente, ou um amor anormal pela riqueza, pelos animais, aos pais, as crianças, ao marido ou a esposa. Mas também pode ser o amor descontrolado por Deus, como, por exemplo, entre os fanáticos religiosos.

O amor controlado pela vontade nos protege de qualquer estado exagerado e expressamos nosso amor, de qualquer tipo que seja, de uma forma que corresponda ao nosso poder e percepção de que o objeto ou nosso amor merece. É, naturalmente, uma conclusão inevitável de que amamos nosso Criador acima de tudo. Esse é o amor mais alto, mais puro e poderoso. A qualidade do amor como atributo se expressa em raios, em sua polaridade e outros tipos.

5. O que é o instinto de autopreservação?

O instinto de auto-preservação é o aspecto mais baixo do princípio do Akasha. Existe em todos os planos de acordo com as circunstâncias e causas. Seu poder ou quantidade é muito maior quanto mais a vida do ser humano é ameaçada, como por exemplo, em casos de doenças fatais, acidentes graves, guerras e assim por diante. O instinto de auto-preservação reside no desejo de viver o maior tempo possível no plano material. Podemos atribuir este instinto de autopreservação aos atributos e poderes ativos sempre que a pessoa em questão se aplica para fins nobres e aos atributos e poderes negativos sempre que uma pessoa quer prolongar sua vida por motivos egoístas.

6. O que é a autoconsciência e a consciência do "Eu"?

A autoconciência é um estado em que nos tornamos conscientes de quem somos. Esta consciência significa que nos identificamos na esfera mental com a mais alta ideia divina, com o espírito eterno que existe dentro de nós.

A consciência do "Eu" é um atributo fundamental do espírito no plano mental como um aspecto do elemento Terra. Também é um espelho de nossos atributos ativos. No pensamento, sua parte qualitativa nos parece ativa. A consciência do "Eu" contém todos os atributos fundamentais do espírito: os elementos fogo, ar e água que são a vontade, intelecto e sentimento, amor e vida. Compôe todo o corpo e como uma energia é a parte quantitativa da consciência e também está contida no sangue. A consciência do cérebro está localizada no plano mental, no corpo mental.

7. O que é o subconsciente?

O subconsciente é o espelho de todos os nossos atributos negativos e está localizado no intercérebro no corpo astral. O subconciente descontrolado é nosso inimigo. É especialmente ativo à noite, naquele espaço sem tempo, quando o corpo e a consciência normal descansam. Podemos controlar nosso subconsciente através da auto-sugestão, antes de adormecer, se o ordenamos que faça algo que queremos. Nós atribuímos o subconsciente ao nosso armazém de idéias onde existe como um componente qualitativo. A quantidade  do poder exercido pelo subconsciente é causada pelo efeito e tensão dos atributos negativos.

8. Poderia falar dos elementos além do espaço-tempo e seus efeitos?

Entre os cinco elementos, devemos diferenciar os quatro que se originaram do elemento mais alto, mais poderoso, incompreensível e indefinível, o Akasha. Estes são os quatro elementos universais: Fogo, Ar, Água e Terra. Cada elemento tem dois pólos, ativo e passivo ou positivo e negativo.

Os atributos e poderes dos elementos também são conhecidos individualmente a partir do magneto tetrapolar. O fogo, o ar, a água e a terra são ativos além do espaço-tempo no plano mental. O princípio do Akasha é ativo como o éter eterno, o mundo casual, além do espaço-tempo em todos os planos da existência. Contém todas as coisas criadas, portanto, também o magneto tetrapolar, e o fluido eletromagnético qual é a lei universal mais alta do macro e microcosmo. As ideias primordiais ou elementos primários são qualidades primordiais que, através do poder de um desejo, também contêm quantidade. Akasha é qualidade e quantidade.

O que é ascetismo mental?

O ascetismo mental significa a observância da decência e disciplina, ordem e pureza, controle de todos os pensamentos, imagens e impressões que atingem a nossa consciência a partir do mundo causal por meio da matriz mental; para conseguir isso, fazemos uso de nossa vontade.

10. O que é pensar?

Pensar é qualidade e quantidade. Se divide em duas partes: a nossa consciência normal, que é a parte ativa, e nosso subconsciente, que é a parte passiva. Tanto a consciência como o subconsciente contêm as qualidades do pensamento, cuja quantidade é aumentada através do uso do poder individual.


11. O que é conhecimento e o que é sabedoria?

Conhecimento é um atributo do elemento Ar, o conhecimento é dependente da inteligência, intelecto, memória, receptividade mental, talento, maturidade, aceitação e discernimento, independentemente se obtermos o conhecimento teoricamente ou através de experiências prática.
A sabedoria também é um atributo do elemento Ar, mas não depende da memória, do intelecto, da inteligência e do conhecimento, embora o conhecimento e a sabedoria sejam até certo ponto idênticos.
A fonte da sabedoria está em Deus, no princípio causal, em todos os planos do Akasha. A sabedoria depende da realização, da maturidade, da perfeição, da pureza e de quão nobre é a mente do indivíduo. Alcançamos a sabedoria através da inspiração e intuição. O grau de sabedoria indica o nível de desenvolvimento. O conhecimento e a sabedoria são direcionados principalmente ao reconhecimento e compreensão de todas as leis do macro e do microcosmo, principalmente por parte da sabedoria, ambos podem ser medidos e, portanto, também são quantitativos. Suas qualidades se expressam em resultados.

12. O que é o estado de crença manifestado?

Um estado de crença manifestado é uma convicção firme e absoluta que se torna realidade: é tudo o que imaginamos e criamos através do poder da nossa vontade e da nossa imaginação.
A vontade é elétrica e tem seu pólo procreativo oposto a crença manifestada, que pode mover montanhas.
Por meio desses dois princípios, o fluido elétrico e magnético, tudo foi criado. Se queremos adquirir poder criativo, força de vontade, imaginação e crença manifestada, devemos descobrir em nós mesmos  o princípio de Akasha, que existe em nós e como espírito eterno.
O estado de crença manifestado pode ser medido de acordo com seu grau de desenvolvimento e maturidade, como por exemplo, a cura que uma mulher recebe ao acreditar que ela seria curado assim que tocasse a roupa do Mestre Jesus.

13. A diferença entre reconhecimento e convicção.

Adquirimos conhecimento através do reconhecimento. Através da convicção (crença manifestada), asseguramos a nossa convicção de que este reconhecimento é, na realidade, lícito e verdadeiro. Reconhecimento geral é uma qualidade. O reconhecimento interno, profundo, é o núcleo de todas as questões criadas, o reconhecimento direcionado a todo ser, representa o poder do reconhecimento (quantidade). A convicção é um aspecto da crença que se conecta com a verdade absoluta e a legalidade. Quando reconhecemos algo, usamos todos os nossos sentidos externos e, quando necessário, também usamos nossos sentidos internos. O reconhecimento é um aspecto do elemento Ar. A convicção se origina da crença, que se reflete diretamente no princípio de Akasha.


14. O que é o caos e o que é harmonia?

O caos é um estado negativo (desarmonia) que se origina da ilegalidade de ações negativas, em oposição à harmonia. A harmonia é uma congruência de todas as leis em todo o universo no sentido positivo ou negativo. Observamos que tudo criado está ligado em congruência com precisão absoluta, assim como as engrenagens de um relógio. Se o caos surgir em algum lugar, ele é imediatamente compensado de forma natural.

Caos e harmonia são atributos; eles são qualidades do presente. Suas intensidades dependem do caos sobre (domínio) o poder de desorientação, e no caso da harmonia, a harmonia sobre (domínio) o poder de guiar, o princípio do Akasha.

15. O que são larvas, elementais e elementares?

Uma larva pode ser um ser mental ou astral, mas geralmente é um ser astral criado através da repetição constante de um pensamento intenso. É principalmente ligado a uma paixão particular ou mau hábito ou a outros atributos negativos. Uma pessoa geralmente cria estes seres sem saber de uma substância mental ou astral na matriz mental ou astral.

Uma larva é realmente um meio ser que vive no plano mais baixo dos mundos mental ou astral. Dependendo de onde ele reside, pode se nutrir de substâncias mentais ou astrais decorrentes da paixão particular ou do atributo negativo do qual foi criado. Tem a forma de acordo com o seu atributo, e também um forte instinto de auto-preservação. No caminho hermético, uma larva desenvolvida é geralmente um obstáculo muito difícil de superar. Uma pessoa cria larvas quando não consegue controlar seus atributos negativos. Ele se torna cercado por todo um enxame de tais larvas, que constantemente preparam oportunidades favoráveis para ele despertar a paixão através da qual elas se alimentam as custas da pessoa.

Um elemental é um ser criado a partir de uma substância mental na matriz mental por um ser humano, um mago. Dependendo do propósito para o qual este ser é criado, o magista cria elementais de particulares elementos e dá forma e atributos de acordo com as tarefas. O magista provê uma parte de sua própria consciência; ele dá um nome e determina o tempo de vida do elemental; ele dá uma tarefa ao elemental e o deixa trabalhar. Como o elemental não pode formar uma concha astral, ele vive e trabalha no plano mental. Quando criado, ele se nutre da substância mental do criador. Se é para trabalhar em nome de outros seres humanos, a energia pode ser tirada do universo. Em regra, e elemental tem apenas um atributo e executa uma única tarefa. O elemental não pode realizar tarefas para as quais o próprio magista não possui as capacidades.

E o elementare (ou servidor) é um ser astral que também é criado por um magista. Geralmente, é criado conscientemente e de um elemento particular, a partir da substância astral da matriz astral. É provido com um ou mais atributos e é dotado de uma parte da consciência do criador. Além disso, possui um nome e uma forma particular, e a vida é predeterminada. O mago carrega o elementare com várias tarefas, depois que essas tarefas foram cumpridas, o elementare geralmente se dissolve na substância astral original a partir da qual foi criada. Vive unicamente no plano astral e se nutre da substância astral do criador tem um forte instinto de autopreservação. Em geral, é inteligente e tende a se tornar independente se o magista não conseguir mantê-lo firmemente sob sua vontade e controle. Portanto, é de vital importância que cada elementare tenha uma duração de vida predeterminada, o que significa que tem que receber ordens rígidos para se dissolver completamente depois de ter cumprido as tarefas. Caso contrário, este ser pode causar todos os tipos de prejuízo à custa do criador, e o magista será responsável.

16. Métodos para aprimorar a vontade, crença e intelecto.

Podemos aprimorar a vontade, a crença e o intelecto através da autossugestão. Podemos também fortalecer a vontade através de exercícios visuais, auditivos, perceptivos, gustativos e olfativos. A vontade também é fortalecida através do ascetismo, da oração mágica e da introspecção - através da luta contínua contra os atributos negativos até que o domínio completo deles seja alcançado - e superando obstáculos durante os exercícios e também em todos os outros casos possíveis.

Fortalecemos nossa crença através da consciência quando realizamos todos os exercícios mágicos e tarefas como um espírito eterno em vez da consciência humana comum; Através disso, imitamos o próprio Deus em Suas atividades criativas. Nós conscientemente nos colocamos estado de espírito apropriado através de uma oração, um gesto ou algo parecido, e ao fazê-lo, nos colocamos em um semi-transe. Também fortalecemos nossa crença através do sucesso e da verificação de verdades particulares.

Melhoramos o intelecto através do estudo diligente das leis universais, da meditação, do recognição, do discernimento e através da educação geral e do conhecimento. Isso leva ao enobrecimento e à perfeição do espírito, da alma e do corpo, o que além disso é alcançado através da conexão da nossa consciência com o nosso espírito guardião e com o princípio de Akasha ou as inteligências que lhe pertencem, através da inspiração e intuição como resultado da meditação profunda e também através dos exercícios com o elemento Ar e com a Luz universal, qual são constituídas de imensurável e incompreensível inteligência.

17. Como expandir a consciência?

Expandimos a consciência através de técnicas que incluem exercícios visuais, sonoros e perceptuais.  Também é possível fortalecer a consciência através da autossugestão, meditação e oração.



18. Quais diferenças existem sobre os efeitos dos elementos no plano mental?

No plano mental os elementos trabalham sem o limite do espaço-tempo. Quando lidamos com formas pensamento, pensamentos abstratos ou imagens plásticas com uma única ideia, estas são carregadas com o elemento Fogo e o puro fluído elétrico.  Eles são pensamentos puramente elétricos. Já com o elemento Água, lidamos com pensamentos puramente magnéticos, com o elemento Ar, pensamentos puramente neutros e com o elemento Terra, pensamentos com puro fluído eletromagnético.

No geral, o elemento Fogo no plano mental é expansivo, produz calor e luz. O elemento Água expressa seus atributos de forma oposta: compressão, frieza e escuridão. O Ar neutraliza e equilibra os efeitos do Fogo e da Água, o elemento Terra solidifica. O elemento Terra consolida os outros três elementos e limita seus efeitos. Além disse, a Terra é acentuada pelo tetrapolar magnético e eletromagnético fluído.

Nos aspectos mais elevados do plano mental, um ser humano pode conquistar a onipotência e a omni-abrangência sobre poderes primordiais através do elemento Fogo. Onisciência, pureza, clareza e um senso de justiça divino através do elemento Ar; amor e vida eterna pelo elemento Água, e imortalidade e onipresença – em outras palavras, eternidade – através do elemento Terra.

Adicione que, os atributos fundamentais da Alma correspondem no plano mental com as diferentes ações dos elementos:

Fogo corresponde a vontade.
Ar corresponde ao intelecto e inteligência.
Água corresponde ao sentimento, vida, e amor.
Terra corresponde a consciência.

19. Quais as diferenças dos efeitos dos fluídos magnético e elétrico no plano mental?

O fluído elétrico causa expansão, calor e luz no plano mental. O fluído magnético o contrário, compressão, frieza e escuridão. O fluído elétrico preenche pensamentos abstratos com puro fluído magnético e calor, expansão e dinamismo, o fluído magnético os preenche com puro fluído magnético e os atributos opostos.
Por exemplo, o fluído elétrico se expressa em poder de vontade, enquanto o fluído magnético se expressa no polo oposto da vontade, que é a crença manifestada e o aspecto do poder criativo universal. Também observamos o fluído elétrico em constante ação, vigor e movimento, em atividades criativas e no desenvolvimento revolucionário.
No plano mental, o fluído magnético se expressa de forma oposta, que é em evolução e descanso eterno.


20. O que é o poder da imaginação?

O poder da imaginação é um atributo, uma qualidade através da qual se imagina vividamente - no sentido do oposto a morte - visualmente, sonoramente, perceptivamente ou tudo em conjunto, bem como através do sabor, odor, ou algum tipo de situação, uma pessoa, ideia, tópico, pensamento, qualidade, etc. Isso se aplica especialmente aos exercícios, mas também à vida cotidiana. A quantidade da imaginação se expressa na intensificação, diminuição e diminuição da imaginação. A abundância da imaginação se expressa na intensificação ou redução da imaginação.




Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário